Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Urbanitários e aliados sepultam a MP da Sede e da Conta Alta

Salve e compartilhe
14/11/2018

Para ver álbum clique AQUI

Durante os últimos 4 meses , a FNU e sindicatos de urbanitários de outros Estados mostraram a sua força de mobilização e de articulação junto aos parlamentares em Brasília. No dia 12 de outubro, a votação na Câmara dos Deputados da (MP) 844/2018, que altera o marco regulatório dos serviços de saneamento, foi adiada após acordo entre a liderança do governo e a oposição.

A medida provisória 844/2018 que quer extinguir o saneamento público foi editada pelo governo Temer no dia que o Brasil jogava com a Bélgica pela copa do mundo, fugindo dos holofotes da imprensa e opinião pública no dia 04 de julho. De lá pra cá foram várias ações políticas por todo País, manifestações de rua, reuniões com aliados e opositores no Governo Federal, audiências públicas, ações ajuizadas no STF pela bancada do PT e PSB, contra a entrega do Saneamento à iniciativa privada.

A forte mobilização dos trabalhadores do setor por todo País, fez a oposição ganhar fôlego para enfrentar uma situação muito desfavorável. A estratégia adotada foi denunciar em cada audiência pública, instauração de comissão, reunião e votação que o governo atual queria implantar com a alteração do marco legal do Saneamento sem diálogo com a sociedade e com os especialistas do setor.

Na segunda-feira, dia 12, parlamentares interessados na privatização tentaram colocar o texto da medida para ser lido e só desistiram após negociar com a oposição uma reunião para um acordo que não foi fechado.

A medida não prosperou na plenária do dia 13 e como medidas provisórias (MPs) têm validade máxima de 120 dias ela não deve mais ter tempo de ser votada na câmara e no senado.

Após a definição de tirar a discussão da MP 844 da pauta, aconteceu uma reunião onde participaram, o STIUEG com a presença  dos diretores Washington Fraga e Amaury Dourado, o representante da FNU, Edson Aparecido e muitos representantes do governo como os deputados Chico Alencar (PSOL), Afonso Florence (PT).

A nossa luta é incansável em defesa do saneamento público, esta foi recheada de muita articulação e estratégia política dentro e fora dos bastidores, e demonstra claramente que o caminho é a resistência dos trabalhadores urbanitários. Aqui os  companheiros e companheiras  da Saneago novamente foram um capítulo a parte,  lotaram as galerias do Plenário mais uma vez, tudo isso pela grande vontade em defender  o Saneamento público nesse e outros  atos representamos todos os trabalhadores do Brasil do  setor de Saneamento, muitos ficaram na porta devido à dificuldade de entrar, porém não arredaram o pé.

De acordo com o diretor do STIUEG, João Maria de Oliveira, a luta pelo saneamento público sempre será nossa bandeira! Temos que estar preparada para o enfrentamento contra todo e qualquer político que almeje a privatização do setor de saneamento e da água. Água é fonte da vida e não de lucro!

A luta pelo saneamento público sempre será nossa bandeira! Sigamos, Juntos!

 

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X