Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Vacina: FNU solicita à Anvisa inclusão dos urbanitários em grupo prioritário

Salve e compartilhe
06/04/2021

A FNU – Federação Nacional dos Urbanitários – encaminhou ofício ao diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, solicitando que os urbanitários sejam inseridos no grupo prioritário no Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, tendo em visa o alto índice de contaminação da categoria que atua nos setores de energia, saneamento, meio ambiente e gás natural.

Pedro Blois, presidente da FNU, afirma que “os urbanitários desempenham atividade essencial e, mesmo sob risco de contaminação, não pararam de trabalhar desde que o início da pandemia”. Ele explica também que muitas empresas dos setores passaram por adaptação, com horário reduzido, escala de diferenciada e a diminuição de trabalhadores dentro de veículos para atendimento técnico, mas “mesmo assim há risco grande de contaminação e as atividades são essenciais. Nem dá para imaginar ficar sem energia elétrica e sem água, em plena pandemia”.

No documento, encaminhado à Anvisa, foi mencionada a pesquisa de “Risco de Contágio por Ocupação no Brasil”, realizada pelo LabFuturo e LABORe, da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo os dados, aos trabalhadores que atuam na área de energia, saneamento, meio ambiente e gás o nível do risco de contágio por atividade é mais de 51% de chance de contrair o coronavírus, enquanto executam suas atividades. (link de acesso à pesquisa: https://impactocovid.com.br )

O estudo analisou 2.500 atividades profissionais exercidas no país, nas quais os profissionais estão mais vulneráveis a doenças por proximidade física e contato com outras pessoas, como por exemplo: técnicos de operação de fluídos (distribuição, captação, tratamento de água, gases e vapor); técnicos de saneamento e de controle de meio ambiente; operadores de estações de captação, tratamento e distribuição de água e afluentes; eletricistas de rede área e subterrânea, técnicos de manutenção de linha de transmissão.

No ofício encaminhado em 1 de abril, a FNU enfatiza ainda que os urbanitários prestam serviços essenciais para sustentar as medidas de isolamento social e de cuidados de saúde e abastecimento à população.

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X