Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Para mudar o país, é preciso revogar a reforma trabalhista

Salve e compartilhe
12/01/2022

O debate eleitoral, finalmente, passou a ser sobre o que é essencial. Quais são as propostas, qual o programa para tirar o Brasil do caminho da fome, miséria e destruição? Tudo começou com a postagem de Lula e de Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, saudando a “revogação” da reforma trabalhista na Espanha, e apontando que fariam o mesmo aqui. Independentemente da avaliação sobre o resultado final da negociação tripartite da Espanha, que será votada no parlamento espanhol, o fato concreto é que todos admitem que a reforma daquele país, realizada em 2012, não gerou os empregos prometidos mas, pelo contrário, só serviu para suprimir direitos dos que permanecem com seus postos de trabalho.

No Brasil não foi diferente. Aplicada em uma realidade ainda mais cruel, seus efeitos foram devastadores. Aprofundou as já precárias relações de trabalho brasileiras. Longe de criar empregos e desenvolver a economia, a reforma de 2017 apenas favoreceu a exploração, ampliando a desigualdade social e de gênero, em um país de pouca ou quase nenhuma proteção social e marcado pelo racismo e pela herança escravocrata. O que se viu foi o aumento dos contratos temporários ou intermitentes, com trabalhadores a disposição da empresa, e a uberização, que avança para vários setores e categorias profissionais.

Imediatamente, a proposta de revogar ou revisar a reforma trabalhista recebeu ataques furiosos. A lista é grande e vai de políticos como Rodrigo Maia, João Doria, Sérgio Moro e Michel Temer até artigos e editoriais de veículos como Estadão, O Globo, Folha de S. Paulo e “especialistas” (na verdade lobistas) que se revezam nas bancadas da Globo News e da CNN. Com palavras bonitas, como avanço ou modernização, repetem a mesma cantilena enfadonha que faz com que somente ricos e grandes empresários tenham direitos.

Leia mais em https://esquerdaonline.com.br/2022/01/11/para-mudar-o-pais-e-preciso-revogar-a-reforma-trabalhista-enfrentando-o-andar-de-cima/

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X