Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Dia Nacional da Consciência Negra

Salve e compartilhe
18/11/2022

Uma data que simboliza a luta e memória da nação negra Brasileira. Memórias dos nossos heróis e heroínas como Zumbi dos Palmares e Dandara, que lutaram pela vida e pela liberdade dos povos de matrizes africanas, escravizadas e submetidos às maiores e inimagináveis atrocidades. Portanto, 20 de novembro é uma data do reconhecimento dos crimes históricos e da busca por superação a naturalização do sofrimento, da dor e da morte de negras e negros convividos até os dias atuais. 

20 de Novembro é um dia de reflexão e busca de novas formas para enfrentar o racismo que, infelizmente ainda hoje, dificulta e tira a vida de mulheres e homens em todo o país. Com a herança da escravidão, a população negra ainda está condenada as condições desiguais da vida básica, econômica e social. Infelizmente a poesia da bala, que trocada ou perdida, sempre atinge seu alvo: o corpo negro revela a distancia do povo negro ao acesso e até ao olhar do Estado Brasileiro

Aliás, os números oficiais revelam que aqueles que deviam proteger são os que mais promovem o extermínio dos corpos negros. Segundo a Anistia Internacional, o número de mortes por atos de resistência, apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo, foi mais que 45% maior do que em todas as execuções promovidas por 20 países em que há pena de morte! Em Goiás estes números não são acessíveis, mortes por confronto policial não são divulgados. A violência estampada no índice de homicídios que atinge a população negra soma-se à precariedade dos serviços públicos e dos diversos direitos sociais, escasso para toda a classe trabalhadora e ainda mais limitado à população negra. Uma realidade excludente, misógina e racista.

Então, é preciso sim lutar, reivindicar respeito às vidas do nosso povo. Garantir o fomento da historia e cultura afro-brasileira, combater o racismo em toda a estrutura pública, contar nossa historia e vangloriar nossos heróis e heroínas. É preciso garantir a presença de negras e negros nos espaços de decisão do poder publico, promover a participação no mercado de trabalho, nas escolas e universidade, garantir acesso ao estado e serviços públicos.

20 de novembro é uma data de grade simbologia. Quebra o silenciamento da história da nação brasileira e reafirma que apesar do fervoroso racismo, somos parte deste Brasil e dos brasileiros. Que a luta seja vitoriosa e que nossos corpos libertários.

O STIUEG é um instrumento da luta de classe e, portanto do povo negro, somos um veiculo de resistência a serviço do nosso povo e da nossa historia, portanto comemoramos a luta e a resistência dos filhos de Dandara e Zumbi dos Palmares. Viva a luta, seguimos juntos!

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X