Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Servidor público poderá comprar a casa própria com subsídios

Salve e compartilhe
13/05/2010
Lúcia Monteiro

O servidor público João Moreno, que trabalha na Secretaria de Cidadania do Estado, acredita que está perto de realizar o sonho de comprar sua casa própria. Com uma renda mensal de três salários mínimos, ele acredita que só conseguirá adquirir um imóvel com condições diferenciadas de preço e de pagamento previstas no Programa de Atendimento Habitacional ao Servidor Público Estadual (PAHSPE), lançado ontem. “Agora deve ficar mais fácil comprar. Quero ser um dos primeiros”, diz João.

O programa vai beneficiar 80 mil servidores públicos, que poderão escolher inicialmente entre cerca de 4 mil imóveis ofertados por 9 empresas parceiras do programa durante o Feirão do Imóvel da Caixa e Secovi, que começa amanhã (veja quadro). Além dos benefícios previstos no Programa Minha Casa Minha Vida, que tem subsídio de até R$ 17 mil, a parceria público-privada entre o governo estadual e as incorporadoras dentro do programa também prevê mais 10% em subsídios para o servidor.

“Essa será a redução do custo dos empreendimentos com valores referentes à publicidade, comercialização, infraestrutura e riscos financeiros, já que as prestações terão desconto em folha”, explica a presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Silmara Vieira. A expectativa é que o total de subsídios ultrapasse os 20%, dependendo da renda e do tipo de imóvel escolhido pelo servidor, que poderá comprar unidades de maior valor com prestações reduzidas, o que não era possível em condições normais.

Desconto em folha
A expectativa é que os servidores também tenham taxas diferenciadas no financiamento por causa do desconto das prestações em folha, que reduz o risco da operação. A estimativa é que cerca de 80 mil servidores possam pleitear o financiamento e que 10 mil contratos com subsídios do programa sejam fechados até o fim deste ano.

De acordo com Silmara Vieira, o servidor poderá pagar prestações a partir de R$ 200 e o valor da entrada poderá ser reduzido ou até suprimido pelos subsídios. Inicialmente, o programa atenderá os servidores com renda de 3 a 10 salários mínimos, mas será estendido a todos os funcionários. É o que espera a servidora pública Doralice Barboza de Souza, que recebe apenas um salário mínimo e é solteira e mãe de cinco filhos. “Só consigo comprar com muito desconto e juros baixos”, diz.

O programa começou com cinco empresas parceiras (Brookfield, GMS, FR, Engil e Sarkis), mas a Agehab informa que outras quatro já fecharam parceria para ofertar seus imóveis dentro do PAHSPE. O diretor executivo da Brookfield Incorporações, Marcelo Borba, informa que a empresa oferecerá 757 unidades em várias regiões da capital, com descontos e condições facilitadas. “Estamos cortando custos dos projetos dentro da operação. Muitas vezes, o servidor nem sabe que pode comprar um imóvel”, destaca.

Motivação
Para o governador Alcides Rodrigues, o programa é uma conquista do funcionalismo. Ele lembrou que outro programa semelhante já foi realizado na década de 80 para beneficiar policiais militares e deu origem ao Parque Ateneu. “Vamos reduzir o déficit habitacional e ter servidores mais motivados”, acredita.

O técnico em enfermagem Pablo Henrique de Almeida Noronha, que trabalha na Secretaria da Saúde, espera conseguir comprar um imóvel para se casar no próximo ano. “Parece que será mais fácil comprar porque as condições são melhores que as oferecidas por outros programas”.

Fonte: O Popular

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X