Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Horário de verão começa domingo

Salve e compartilhe
14/10/2010
O Popular

O horário de verão deste ano começa à zero hora de domingo, quando moradores das Regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, bem como do Distrito federal, deverão adiantar o relógio uma hora. A medida ficará em vigor até dia 20 de fevereiro de 2011. Em Goiás, conforme informações da Companhia Energética de Goiás (Celg), está prevista uma redução de demanda de 4,5% ou 70 a 90 megawatts MW), o que equivale à economia registrada pelas cidades de Itumbiara e Rio Verde juntas no período. Já a economia de energia deverá ser de 0,5%, o equivalente ao consumo de energia elétrica da cidade de Mineiros.

No País, de acordo com o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, a expectativa é de uma redução de demanda de cerca de 2,5 mil megawatts (MW) no horário de pico - 1,95 mil MW no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, e 580 MW, no Sul.

Segundo Chipp, a redução de demanda no horário de pico garante ao Brasil uma economia equivalente a R$ 2,2 bilhões no planejamento de longo prazo do setor. Isso porque o sistema precisa ser preparado para abastecer o horário de pico, mesmo que haja ociosidade em outros horários. Com uma demanda de pico reduzida, a capacidade brasileira de abastecimento de energia pode ser menor. Os R$ 2,2 bilhões citados por Chipp representam a construção de uma térmica a gás para gerar 2,5 mil MW.
Objetivo
O principal objetivo, com o horário de verão, é reduzir os picos de demanda, proporcionando uma utilização de energia diária mais uniforme. Adiantar o horário diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição.


Desde 2008, decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão é transferido para o próximo domingo.

Fonte: Jornal O Popular

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X