Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Dia Mundial de Prevenção à LER/DORT

Salve e compartilhe
28/02/2011

Epidemia de doenças ocupacionais é tema de assembleia na GM

Nesta segunda-feira, dia 28 de fevereiro, no Dia Mundial de Prevenção à LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo), o Sindicato realizou uma assembléia com os trabalhadores do 1º turno da General Motors, a número um em acidentes de trabalho e doenças ocupacionais na região.

O objetivo foi conscientizar os trabalhadores sobre seus direitos e sobre a necessidade de formação de uma CIPA combativa que, de fato, denuncie os casos de desrespeito à saúde e à segurança do trabalhador.

O ritmo acelerado de produção vem provocando uma epidemia de doenças ocupacionais nas fábricas da região. Somente em 2010, o Sindicato emitiu 478 Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT), sendo 281 da GM, 82 da Embraer e 115 de outras fábricas.

Nesses números não estão incluídas as CATs emitidas pelas próprias empresas, mas ainda assim a GM continua em primeiro lugar. No período, a própria GM emitiu 220 CATs relativas a acidentes típicos (fraturas, mutilações, quedas, cortes, queimaduras etc).

Entre as LER/DORT, os casos mais comuns são lesões nos ombros, provocadas por excesso de carga e movimentos repetitivos nas linhas de montagem.

Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Organização de Base do Sindicato, 70% dos trabalhadores lesionados têm problemas de ombro.

Já a Embraer, simplesmente sonega informações ao Sindicato e se recusa a abrir seu relatório de doenças e acidentes ocupacionais. “Tanto na GM quanto na Embraer, os números são subestimados. Há muitos casos que não são informados ao Sindicato, o que prejudica a realização de um relatório mais preciso”, afirma o diretor Geraldo de Jesus Santos.

Desde a semana passada, os sindicatos dos metalúrgicos de Campinas, Limeira e Santos realizaram ações, em conjunto com São José dos Campos, para marcar a data, com assembleias e panfletagens na Honda, CSN.

Fonte: SindmetalSJC /CSP - Conlutas

leia mais..

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X