Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Reciclar garante desconto na conta de energia

Salve e compartilhe
09/08/2011

 

Goianira é o primeiro município contemplado com o Projeto Ecodesconto, idealizado e implementado pela Celg, em parceria com o governo de Goiás, prefeituras municipais e consumidores. A partir da próxima semana, os moradores da cidade vão poder trocar resíduos recicláveis por desconto na conta de energia. O Ecodesconto será lançado hoje, às 9h, na sede da Celg, pelo vice-governador e presidente da empresa, José Eliton Júnior. O objetivo é estender o projeto a todos os municípios goianos.


“Esse programa, em síntese, premia o cidadão e a cidadã que conseguem fazer a coleta seletiva de lixo e entrega estes resíduos sólidos para a coleta dos postos instalados pelo município. Depois esse resíduo tem a destinação correta. Em função dessa ação do cidadão, e por isso a parceria Celg, municípios e cidadãos, é que ele vai ser beneficiado com desconto nas contas de energia elétrica. Esse desconto tem uma relevância muito forte para as famílias de baixa renda na medida em que ela pode ter, dependendo do volume de resíduos sólidos que conseguir recolher, um valor substancialmente diminuído e isso se não tiver sua fatura integralmente diminuída em função desse trabalho que fizer.”


O projeto Ecodesconto pretende envolver as prefeituras dos 246 municípios goianos. São as prefeituras que deverão definir onde o cidadão trocará resíduos recicláveis como plástico, papel, vidro, alumínio, entre outros, por créditos na conta de energia. O recolhimento deste resíduo ficará por conta das prefeituras, que irão vendê-lo para as cooperativas, repassando à Celg os valores correspondentes ao desconto nas contas de luz. Nos locais em que não houver cooperativa, as secretarias Estaduais do Meio Ambiente e das Cidades oferecerão o suporte para a estruturação adequada nos municípios.


Segundo José Eliton, com o projeto, a empresa reforça a bandeira da educação ambiental, disseminando a política de destinação adequada do lixo reciclável, preservando os recursos naturais. “A Celg é parceira na construção de um futuro melhor. Com o projeto todos ganham. Além de preservar o meio ambiente, as prefeituras vão economizar com a coleta do lixo e o consumidor pode inclusive até quitar a conta mensal. É o início de um ciclo inovador de sustentabilidade energética e ambiental”, assegura.


A Celg tem atualmente mais de 2 milhões de consumidores em todo Estado e o Ecodesconto vai estimular a coleta seletiva do lixo nas residências, empresas e demais unidades consumidoras. “É bom lembrar que nós estaremos poupando as cidades daquele lixo que muitas vezes entope as vias e galerias pluviais, os esgotos e causa diversos constrangimentos para a população”, esclarece o presidente da Celg. 
Durante o lançamento do Projeto Ecodesconto, a Celg assina convênio com a Prefeitura de Goianira para o desenvolvimento do programa. A escolha de Goianira para dar início ao projeto piloto foi porque o município possui cooperativa de catadores de lixo em pleno funcionamento. Para novas adesões ao projeto, equipes da Celg estarão à disposição, no auditório da empresa, atendendo as prefeituras.

 

Diario da Manhã / 08 de Agosto de 2011

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X