Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Ministério vai enviar questionários a pacientes sobre atendimento no SUS

Salve e compartilhe
26/01/2012

 

 

O Ministério da Saúde começou a entregar em todo o país nesta quarta-feira (25) um questionário para pacientes relatarem como anda o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Uma correspondência será enviada à casa dos usuários com cinco perguntas sobre instalações hospitalares, profissionais de saúde e o tratamento recebido. As opções de resposta variam de "muito bom" a "muito ruim".

Conhecida como Carta SUS, a série de perguntas vai permitir o usuário dos hospitais da rede pública e unidades conveniadas criticar ou elogiar os serviços de saúde e até denunciar irregularidades como a cobrança de procedimentos que são gratuitos por lei.

Até o final de janeiro, o ministério afirma que irá imprimir até 648 mil correspondências a serem entregues nos lares brasileiros. A distribuição já começou em Curitiba, onde o primeiro lote de cartas foi impresso. Até o momento, já foram feitos 57 mil questionários no Brasil.

Quem responder às perguntas não irá pagar para enviar a correspondência de volta. A pasta espera receber cerca de um milhão de cartas por mês. Os dados também serão analisados pelo departamento de informática do SUS para evitar duplicações nos bancos de informações.

A Carta SUS também vai informar quando o paciente entrou e saiu do hospital, além de explicar o motivo da internação. Segundo o ministério, o usuário vai poder conhecer o custo do atendimento que recebeu e verificar se a descrição dos gastos confere com o serviço que utilizou.

Para saber para onde enviar as correspondências, o ministério usará os formulários preenchidos para autorizar a internação em hospital. Para o ministério, a carta SUS poderá se transformar em um instrumento importante para o controle de gastos públicos. A cada mês, um milhão de pessoas são encaminhadas para internação no SUS.

Fonte: G1

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X