Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Consumidor acerta dívidas em busca de juro mais baixo

Salve e compartilhe
29/05/2012

Lídia Borges,

Mais de 2,3 mil consumidores já procuraram o Procon Goiás este ano para pedir a revisão de cálculos sobre dívidas com cartão de crédito, financiamentos de imóvel, carro e empréstimos consignados. As 21.161 contas elaboradas pelo órgão apenas nos quatro primeiros meses deste ano já são 41% superiores aos registros verificados no mesmo período de 2011.

 

O salto no número de atendimentos se deve principalmente à intenção do consumidor de antecipar o pagamento de débitos e, com isso, conseguir migrar para outra modalidade de empréstimo ou até outra instituição financeira com juros mais baixos.

PORTABILIDADE

Como a chamada portabilidade de crédito é um direito garantido do cliente, ele tem a possibilidade de aproveitar as alternativas mais vantajosas de mercado e ainda ganhar descontos previstos por lei sobre o saldo devedor antecipado. A procura pelo Núcleo de Renegociação de Dívidas, em funcionamento desde novembro do ano passado, também cresce aceleradamente. De janeiro a abril, foram atendidos 1.451 consumidores. Destes, 1.096 ou 72,6% obtiveram êxito nos acordos com as empresas credoras.

 

Segundo a superintendente do órgão de defesa do consumidor, Darlene Araújo, diante dos cálculos do banco ou financeira, apresentados pelo consumidor, a equipe do Procon faz a conferência de todos os dados do contrato: juros e encargos cobrados, possíveis vendas casadas (como a de seguro, por exemplo), tarifas, dentre outros itens. Ela ressalta ainda que todas as cobranças referentes a tarifas de abertura de crédito (TAC), de renovação de cadastro (TRC) e de cadastro são abusivas, porque ferem os artigos 39 e 51 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

RISCO

“Nós entendemos que este é um ônus que deve ser arcado pelo financiador, porque é uma medida para diminuir o risco de inadimplência. Essas tarifas não podem ser cobradas, mesmo no financiamento de veículos ou casa. Por isso, muitos cálculos chegam errados no Procon”, frisa a superintendente.

 

No caso dos pedidos de cálculos para renegociação de dívidas, comuns em relação a débitos com cartão de crédito, juros moratórios e situações de inadimplência, o Procon faz o laudo com os valores, mas, caso a empresa não os aceite, o consumidor terá de procurar a Justiça para contestá-los.

 

No caso de haver acordo, o consumidor terá de se comprometer a cumpri-lo, sob pena de perder os descontos concedidos pela empresa - que em muitos casos são bastante significativos.

 

A pessoa atendida pelo Procon também tem de participar do curso de Educação Financeira e Planejamento do Orçamento Doméstico, ministrado pelo órgão, conforme explica a superintendente do órgão, Darlene Araújo.

 

 

Procon reforça equipe de atendimento

 

A equipe de atendimento do Núcleo de Renegociações de Dívidas do Procon Goiás está sendo reforçada para atender os consumidores das 8 às 18 horas. A previsão é de que a demanda cresça cada vez mais em função do aumento generalizado do consumo no Estado.

 

Os incentivos do governo com a redução ou isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos e automóveis também vão contribuir para o aumento de financiamentos e, consequentemente, de procura por cálculos, informa a superintendente do órgão, Darlene Araújo.

 

“Vamos ficar atentos aos encartes e informes publicitários para ver se as empresas estão cumprindo com o que anunciam”, alerta a superintendente.

 

Fonte: Jornal O Popular

 

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X