Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Documento da Rio+20 é decepcionante, diz WWF

Salve e compartilhe
22/06/2012

 

Pedro Aurélio Teixeira, da Agência CanalEnergia, Meio Ambiente 
 

O documento final para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, apresentado na última terça-feira, 19 de junho, foi uma grande decepção, na opinião da líder para a iniciativa global e energia do WWF, Samantha Smith. De acordo com ela, os países desenvolvido não estão dispostos a compromissos a favor da sustentabilidade. "O que estamos  vendo em termos de energia é desapontador, não haverá compromisso", adianta.

Samantha aponta ainda que não está vendo esforços por parte da comunidade internacional para a ampliação do uso de fontes renováveis nem para o acesso à energia de toda a população mundial. "Existem mais de 1 bilhão pessoas sem acesso a energia e não estou vendo esforços para o aumento desse acesso. Também não vejo esforços para uso de fontes alternativas".

Para a líder da organização internacional, o uso de fontes renováveis tem aumentado no mundo, mas a melhora esperada não ocorreu, uma vez que fontes poluentes como o carvão não deixaram de ser usadas. "A adoção da energia renovável tem aumentado em custo competitivo e rapidamente em alguns lugares. O problema é que o aumento dessas fontes não é rápido o bastante e o carvão não vai parar de ser utilizado". Samantha aposta ainda que o atual quadro deve continuar, com um incremento das fontes renováveis ao mesmo tempo que a queima do carvão também aumenta.

Apesar de elogiar a diversidade da matriz energética brasileira, Samantha Smith demonstra preocupação com as grandes plantas de hidrelétricas em construção no Brasil, pelos impactos ambientais que elas podem trazer,  além da preocupação com o abastecimento devido a mudanças climáticas. "Em alguns lugares não estão claros os benefícios que as hidrelétricas trazem às populações. No Quênia, a matriz depende das hidrelétricas e devido a secas,  o abastecimento de energia está caindo. É importante que o Brasil diversifique a matriz para não ficar só com hidrelétricas", conclui.

Samantha esteve presente ao Business Day Rio+20, realizado na última terça-feira, 19 de junho, evento paralelo a Rio+20, que está sendo realizada na cidade até a próxima sexta-feira, 22 de junho.

 

Fone: Canal Energia

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X