Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Estudo mostra que Brasil tem a menor emissão de CO2 na geração de energia entre

Salve e compartilhe
22/06/2012

 

Da Agência CanalEnergia, Operação e Manutenção 
 

Um estudo lançado recentemente Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, com dados obtidos na Agência Internacional de Energia, aponta que o Brasil é o país que menos produz gases do efeito estufa no processo de geração de energia elétrica entre as dez maiores economias do mundo. As informações, obtidas em estudo publicado pela Comissão Europeia "Energy Sources, Production Costs and Performance of Technologies for Power Generation, Heating and Transport", refletem o fato de a matriz energética brasileira ter grande percentual de geração hidrelétrica. Os rankings elaborados pela Firjan no trabalho “Análise da Qualidade da Matriz Elétrica Mundial” mostram o volume de CO² produzido para gerar 1 GWh, em listas contendo as dez maiores economias, os Brics e por um grupo de mais de 70 países, considerando relevância internacional e matriz elétrica.

De acordo com o documento, em um ranking da qualidade da matriz de energia elétrica dos 71 principais países do mundo, o Brasil é o 5º melhor posicionado, ficando atrás apenas da Suíça, Noruega, Suécia e Islândia. Para cada GWh gerado, o país emite 60.597 kg Co2 eq, quase 10 vezes menos do que a média mundial.

Dentre os Brics, O Brasil é o que possui a melhor qualidade de matriz de geração de energia elétrica. Para cada GWh de energia gerado no país, são emitidas 61 toneladas de CO2 equivalente, quase 11 vezes menos do que a média de 663 toneladas de CO2 eq. por GWh. Como a expectativa é de continuidade de forte crescimento dos BRICs nos próximos anos, o Brasil com a qualidade de sua matriz é o que menos impactará o planeta no que diz respeito à geração de energia para suportar o crescimento. Considerando o total de Co2 eq. emitidos no processo de geração de energia, os BRICs foram responsáveis por 37% do total do mundo. O Brasil, dentre estes, é o que tem a menor responsabilidade, sendo responsável por apenas 0,3% do total, contra 4,1% da Rússia, 6,4% da Índia e 26,3% dos da China.

O estudo revelou também que o Brasil é o país que gera energia elétrica com menor emissão dos gases do efeito estufa entre os dez maiores países do mundo. Emitidos no processo de geração de energia, os 10 maiores países do mundo foram responsáveis por 70,6% do total de CO2 emitido no planeta. O Brasil, dentre estes, é o que tem a menor responsabilidade, com apenas 0,3% do total, contra 2,8% da Alemanha e 22,4% dos Estados Unidos.

Fonte: Agência Canal Energia

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X