Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Item vencido dá direito a outro de graça a partir de setembro

Salve e compartilhe
03/07/2012

Karina Ribeiro,

O consumidor que encontrar um produto vencido nas prateleiras dos supermercados, a partir de setembro, poderá receber gratuitamente um item igual ou similar, dentro do prazo de validade. Como a adesão é voluntária, nem todos os supermercados farão parte da campanha. Eles serão identificados com, pelo menos, dois cartazes afixados na entrada de cada estabelecimento – um de caráter meramente informativo e outro com a relação dos principais regulamentos da campanha. Estima-se que cerca de 1,3 mil supermercados em Goiás – 400 na capital e 900 no interior – devem aderir.

A campanha, que será realizada por tempo indeterminado, beneficia tanto supermercadistas – ao estimular o controle dos produtos comercializados, quanto consumidores – ao incentivá-los a conferir o prazo de validade, além de aprimorar as relações de consumo entre supermercadistas e consumidor.

Esses foram os principais aspectos levantados durante a assinatura do convênio, ontem, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, pelos representantes do governo estadual, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Procon Goiás e Associação Goiana de Supermercados (Agos). Representando o governador Marconi Perillo, o vice-governador José Elito também assinou o documento.

O acordo pretende minimizar problemas que afetam o cotidiano de supermercadistas e consumidores. Embora os registros de reclamações sobre produtos vencidos não entrem nas estatísticas do órgão, o problema é recorrente. Segundo a superintendente do Procon Goiás, Darlene Araújo, em todas as ações de fiscalização do órgão são encontrados produtos vencidos nos supermercados. Em cada uma delas, toneladas de alimentos são retiradas das prateleiras.

Apesar das responsabilidades administrativas e as multas aplicadas pelo órgão serem consideradas altas, os estabelecimentos não estavam conseguindo minimizar os problemas. “Será bom para harmonizar a relação entre consumidor e supermercados.” Darlene garante que a medida não vai desestimular as fiscalizações dos agentes do Procon.

Nesses 60 dias que antecedem o início da campanha, o presidente da Agos, Henrique Xavier, afirma que será feito um trabalho informativo com os proprietários de supermercados, com intuito de angariar o maior número de participantes. Ele adianta que a proposta foi bem aceita ao ser apresentada em assembleias realizadas pela Agos.

Esse período de 60 dias, segundo Henrique Xavier, também será utilizado para os supermercados se adequarem às regras do convênio. “Eles precisam organizar o sistema financeiro e operacional para participar.”

Conforme pesquisa realizada em São Paulo, Estado onde a campanha vem sendo desenvolvida desde outubro do ano passado, 93% dos supermercadistas se disseram satisfeitos com a campanha, um pouco acima do índice de satisfação registrado pelos clientes, 91%.

 

Fonte: Jornal O Popular

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X