Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Pesquisadora aposta em terra adubada com lodo de esgoto para plantio vigoroso

Salve e compartilhe
08/02/2013

Terra adubada com lodo de esgoto, para um plantio vigoroso, é a proposta da pesquisadora Fabiana Soares dos Santos, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Fabiana, que recebeu recursos do edital Prioridade Rio, da FAPERJ, está testando o reaproveitamento do material resultante das usinas de tratamento. Com elevado teor de matéria orgânica, o lodo do esgoto doméstico pode transformar-se em importante aliado da agricultura, um fertilizante mais eficiente do que o substrato comercial, hoje empregado. E pode contribuir para o desenvolvimento de certas culturas, como a do milho.

Segundo a pesquisadora, o material para uso agrícola precisa seguir os critérios da resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em que devem ser observados os níveis máximos permitidos de contaminação orgânica, inorgânica (por metais pesados) e biológicos (coliformes fecais, ovos de helmintos, etc.). Por isso, veio a ideia de trabalhar com esgoto doméstico, em que não há rejeitos industriais, explica Fabiana.

A partir de uma parceria entre a universidade, a prefeitura de Volta Redonda e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município, a equipe está avaliando o reaproveitamento desse lodo. Numa primeira etapa, o projeto procede à caracterização do material, por meio de análises químicas, microbiológicas e parasitológicas, comparando com os teores máximos admitidos na legislação para uso agrícola. Pelo que se pôde observar até agora, os resultados são mais do que animadores. “Os níveis de coliformes fecais, salmonelas e ovos viáveis de helmintos puderam ser reduzidos durante a compostagem”, afirma a pesquisadora. A compostagem é um processo biológico em que microrganismos transformam matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, em um material semelhante à terra, que pode ser utilizado como adubo.

Fonte: SRZD

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X