Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Trabalhadores mostram sua força e marcham contra a privatização da Saneago

Salve e compartilhe
22/08/2013

O Stiueg, juntamente aos companheiros da Saneago da Capital e Interior, movimentos sociais e toda a comunidade   realizou na tarde de hoje, 22/08, uma marcha contra a subdelegação dos serviços de água e esgoto das cidades de Trindade, Jataí, Rio Verde, Anápolis e Aparecida de Goiânia. Participaram da marcha cerca de 2 mil pessoas.

O ato foi o primeiro de muitos que virão, já que o governo de Goiás está, mais uma vez, prestes a entregar mais este patrimônio goiano. Os trabalhadores e a sociedade não admitem que outra empresa pública seja privatizada, ainda mais quando se trata de uma empresa responsável por um bem essencial ao ser humano, a água.

O objetivo principal do ato foi alertar a população para o perigo que a subdelegação representa para a Saneago, e também para a população. O argumento principal é o da universalização dos serviços de água e esgoto. Mas a custa de quê?

Com a privatização, as empresas privadas, leia-se Odebrecht, poderão reajustar as tarifas de acordo com critérios delas. Será que a população carente, que não mais poderá contar com a tarifa social (de acordo com o acordo firmado), terá condições de arcar com os custos desta água e deste esgoto?

É dever dos municípios e também do Estado (através da Saneago) universalizar o saneamento básico em Goiás de forma competente, justa e, acima de tudo, de forma a atender as populações necessitadas, inclusive no sentido de dar condições a elas de pagarem as tarifas cobradas.

As empresas privadas, que visam o lucro acima de tudo, estão preocupadas única e exclusivamente com o seu faturamento no final do mês. E este é exatamente um dos grandes riscos destas subdelegações: quem mais precisa de água vai ficar sem.

Marcha – Os trabalhadores marcharam da praça do Trabalhador até o Palácio Pedro Ludovico Teixeira. No local, todas as entidades participantes puderam falar e contribuir com a luta que não é apenas dos trabalhadores da Saneago, mas de toda a população goiana.

Todos eles apontaram o quão nociva a subdelegação é para a sociedade e ressaltaram a importância de nos mantermos mobilizados para que o governo e os prefeitos recuem desta posição. Recursos federais para serem investidos no saneamento existem, porém, é preciso ter iniciativa política para elaborar os projetos e alocar estes recursos..

Segundo os diretores do sindicato as empresas privadas pegam recursos públicos para financiar suas obras, ou seja, quem acaba pagando pelas obras e ainda dando lucros exorbitantes aos empreiteiros, são os contribuintes.

Ao final do ato ficou acordado entre todos os participantes que novas lutas, marchas e atos virão. A próxima grande luta será dia 07/09, onde faremos um bloco da nossa categoria, pois esta é uma manifestação nacional.  Por isso é importante nos manter mobilizados com foco no objetivo maior que é derrubar esta forma de privatização piorada.

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X