Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

STIUEG participa de audiência pública em luziânia

Salve e compartilhe
29/05/2014

No dia 27/05 aconteceu em Luziânia uma audiência pública para discutir a subdelegação dos serviços de esgoto no município.

Estiveram presentes neste debate representantes da Saneago, como o diretor comercial Mário João, Diretor de relação com os investidores Robson Salazar, do  Stiueg sindicato dos servidores da Saneago, João Maria, Washington Fraga, e representantes do poder público, como a vereadora Cassiana Tormin, vereador Edvan Roriz (Branco Carteiro) e vereadora Eliane Luzia, o vice-prefeito Didi Viana, além de usuários e servidores da Saneago.

Como representante dos servidores da Saneago, Washington Fraga afirmou que a subdelegação de serviços (terceirização) é uma armadilha no saneamento e no fornecimento de água no Estado de Goiás. Ressaltou que com a assinatura deste contrato o município perde autonomia, e que por 30 anos, por exemplo, o município não tem direito a reclamar de nada no que se refere ao saneamento e ao fornecimento de água. E que o próprio corpo jurídico  da Saneago, formado por 10 advogados, não recomendou que a Saneago fizesse esta subdelegação de serviços. Segundo Washington, este é um negócio muito bom para iniciativa privada, no caso, para a Odebrecht, empresa contratada para realizar esse serviço. “Antes mesmo de acontecer a licitação, os jornais já diziam que seria ela a empresa escolhida. A Odebrecht é uma empresa que possui dívida milionária, portanto, um motivo a mais para não confiarmos a ela os serviços de saneamento e fornecimento de água do nosso município” disse Fraga. O Diretor do STIUEG disse ainda que os contratos de subdelegação de serviços já assinados por outros 4 (quatro) municípios (Aparecida de Goiânia, Trindade, Rio Verde e Jataí) foram realizados no silêncio, não houve nenhuma audiência pública de consulta popular, e nem mesmo passaram por aprovação nas câmaras municipais.

João Maria disse que essa foi a primeira audiência publica em que houve a participação da Direção da empresa, ressaltou ainda a contradição vivida pelo Governo de Goias que alardeia por todos os cantos do Estado os números positivos e o grande crescimento da Saneago nos investimentos e realizações de obras importantes para o povo, no mesmo momento em que tenta na calada fazer a entrega do sistema Saneago à iniciativa privada . “Onde ocorreu a subdelegação a qualidade dos serviços caiu e a tarifa já subiu, como é caso de Jataí. A tendência é ocorrer um retrocesso e a população voltar a usar fossas e cisterna por não coseguirem pagar as altas contas” declarou João.

O Vice Prefeito, Didi Viana, lembrou que o PSDB é o responsável pelas privatizações de setores estratégicos no Brasil , e que estranha no apagar das luzes o Governo do Estado querer privatizar o saneamento do entorno.
Conforme Mário João, diretor da Saneago, esse Projeto (subdelegação de serviços) vai ser estruturado, e após o mês de julho deste ano, será encaminhado ao nosso município para apreciação do Legislativo e Executivo.A vereadora Cassiana, o vice-prefeito Didi Viana, e os demais vereadores presentes na audiência, ressaltaram que os argumentos que se têm até o momento não os convencem de que o município de Luziânia deva assinar este contrato, reafirmando a disposição de se manter o lado da sofrida população nessa batalha.

O pensamento da direção do sindicato é estreitar ainda mais os laços com lideranças políticas e sociedade de Luziânia, bem como com as demais cidades do entorno de Brasília.

A iniciativa das audiências públicas vai se repetir nas demais cidades do entorno.

 

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X