Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Seminário e mobilização contra privatização do saneamento

Salve e compartilhe
29/05/2014

 

Os trabalhadores da Saneago participaram, dia 28/05, do seminário: “Fundo Nacional de Saneamento - Universalização e Sustentabilidade”, em Brasília. O evento foi realizado pela Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e a Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental, ASSEMAE, Sindicatos, autoridades e lideranças políticas. O deputado federal Afonso Florence (PT-BA) coordenou o Seminário.

As entidades da sociedade civil apresentaram, durante o debate, uma proposta de lei complementar para criação do Fundo Nacional de Saneamento Básico, sob o princípio da integração das políticas urbanas. O saneamento básico deve integrar o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano mas continuará a ter instrumentos específicos, para atender suas peculiaridades.

Durante o evento, os representantes de sindicatos do país inteiro falaram sobre da importância do mesmo para o fortalecimento do setor de saneamento no Brasil.

O primeiro diretor do STIUEG, João Maria de Oliveira falou da importância de movimentos como este e ressaltou que é necessário lutar contra os desmandos dos governos estaduais e contra as privatizações no setor de saneamento. “A entrada de empresas privadas no setor de saneamento é uma ameaça real ao bem maior do ser humano, a água. Os urbanitários de Goiás propõe a construção de um movimento nacional, que contraponha esse ataque, inclusive com paralisação nacional do Setor contra esses absurdos.” declarou o diretor. A proposta ganhou força dos vários segmentos e lideranças nacionais presentes no Seminário.  

Após os debates todos os manifestantes seguiram em marcha pela esplanada dos ministérios entoando palavras de ordem para o Ministério das Cidades, onde foi realizado um grande ato em defesa do saneamento público e contra a privatização e as PPPs no saneamento.

Com a pressão causada pelo movimento, a comissão formada por líderes de vários setores (FNU, Urbanitários, MAB, MCP, ASSEMAE) foi recebida pelo Secretario Nacional de Saneamento, Oswaldo Garcia, e pelo Secretário Executivo do Ministério das Cidades,Carlos Antonio Vieira. Na ocasião foi entregue aos secretários uma extensa pauta de reivindicações e ficou agendada para a próxima semana uma audiência com o Ministro das Cidades,Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro, onde serão tratados temas relacionados ao saneamento público, incluindo a subdelegação da Saneago.

Para ver o álbum de fotos clique aqui 

 

 

 

 

 

 

 

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X