Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Funcionários são contra a terceirização da Cedae

Salve e compartilhe
17/08/2015

Por conta de um Projeto de Lei que o Governo do Estado enviou para a imediata aprovação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), onde pede autorização para privatizar serviços públicos como educação, saúde, transportes públicos e saneamento básico, organizações e sindicatos ligados ao setor de saneamento básico do estado vão realizar uma grande manifestação na próxima quarta-feira, dia 19 de agosto. O evento, intitulado ‘Ato em Defesa dos Serviços Públicos’, terá concentração às 12h na sede da Cedae no bairro Cidade Nova e segue em caminhada até a sede da Alerj. 

Teresópolis será representada por funcionários que trabalham na Cedae. De acordo com José Carlos Porto, que é representante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto de Niterói – STIPDAENIT, ônibus serão fretados para levar as representações locais ao movimento. Segundo ele, as privatizações são prejudiciais para a população. “Esse processo de terceirização vem precarizar a relação de trabalho e os serviços públicos. Isso já tem sido feito na saúde, com as OS em vários hospitais e postos de saúde. A gente vê isso também em forma de ideias para a Educação. Entendemos que no saneamento, isso vem diminuindo a qualidade do trabalho do servidor da Cedae. Temos dificuldades em equipamentos e pessoal para atuar e consequentemente na prestação dos serviços. É uma desvalorização do que fazemos. Daí somos contra esse processo que vai diminuir a qualidade do que é feito para a população”, justifica.

O representante explica que a manifestação da semana que vem vai reunir as diversas frentes sindicais que atuam na Cedae, como Sindicato do Norte Fluminense, Sindicato do Rio de Janeiro, de Niterói, dos Engenheiros, dos Administradores, associações de aposentados e de funcionários de Nível Superior. “Todos estão unidos nessa manifestação, que começa na sede da Cedae e que partirá para a Alerj. Queremos sensibilizar os nossos deputados sobre o quanto isso não é aconselhável para a população fluminense”, afirma. 

Finalizando, Porto reafirma que o movimento tem como principal objetivo protestar contra o processo de privatização e consequentemente, garantir que um serviço de boa qualidade seja prestado. “O objetivo dos funcionários e trabalhadores do saneamento é prestar um sérvio com a melhor qualidade. Estamos falando em saúde pública, onde um sistema de tratamento de água garante a manutenção da saúde de toda a população. É um direito de todo cidadão ter água de qualidade”, garante. 

Segundo material impresso distribuído pelos sindicatos participantes do manifesto, o Projeto de Lei que é alvo dos protesto visa facilitar a instituição de parcerias público-privadas e dar segurança jurídica aos empresários interessados em investir no estado. Com isso, o estado arca com as principais obras, parcerias e compras, enquanto a iniciativa privada fica com a gestão e o lucro. Na visão das representações, o cidadão paga duas vezes. Primeiro com as obras de infraestrutura, reformas, indenizações, compras de materiais, máquinas e veículos. Tudo isso é entregue para gestdão dos chamados parceiros, que vão cobrar pelos serviços prestados.

 

http://netdiario.com.br/funcionarios-sao-contra-a-terceirizacao-da-cedae/

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X