Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Produção de energia em Itaipu no ano sustentaria o Brasil todo por 2 meses

Salve e compartilhe
15/12/2015

A produção de energia na Usina de Itaipu, no Rio Paraná, deve ultrapassar os 89 milhões de megawatts-hora (MWh) em 2015, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (14). Até agora, a hidrelétrica já produziu mais de 84 milhões de MWh.

A quantidade prevista para o fim do ano sustentaria o país inteiro por pouco mais de dois meses, sem qualquer outro tipo de abastecimento, de acordo com estimativa da própria Itaipu. A cidade de São Paulo, com a mesma quantia, teria consumo garantido por três anos.

A produção do ano é 1,5% maior do que em 2014, quando a hidrelétrica fechou com 87,8 milhões de megawatts-hora produzidos. A diferença abasteceria uma cidade com 600 mil habitantes, por exemplo.

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chip, disse que, a exemplo do que ocorreu em 2014 e 2015, a usina de Itaipu e as demais hidrelétricas do sul do Brasil vão assegurar o abastecimento de energia no país em 2016, sem risco de colapso. O ONS é o órgão que coordena toda a operação do setor elétrico brasileiro.

Segundo Hermes Chipp, Itaipu, principalmente, será fundamental para amenizar os efeitos da seca na bacia do Rio São Francisco, na Região Nordeste. O reservatório de Sobradinho zerou o volume útil em novembro deste ano.

"Em 2016, não haverá uma condição climática favorável do baixo São Francisco, de Sobradinho até a foz do rio, ao contrário do cenário em Itaipu. Vamos transferir o excedente de energia de Itaipu para o nordeste, pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), e não teremos problema nenhum no abastecimento”, afirmou Chipp, com base em previsões metereológicas.

Em 12 de novembro deste ano, a Itaipu chegou à marca histórica de 2,3 bilhões de MWh de produção acumulada e, ao final de 2015, atingirá 2,31 bilhões de MWh, volume que a mantém como líder mundial em produção de energia, conforme estimativa da própria hidrelétrica.

Toda essa energia foi produzida durante 31 anos e sete meses, a partir de maio de 1984, quando a usina binacional começou a operar. Essa quantidade daria para abastecer o consumo de eletricidade do mundo inteiro por 38 dias e dez horas.

Fonte: G1

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X