Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Encontro Nacional dos trabalhadores de saneamento e meio-ambiente.

Salve e compartilhe
21/10/2016

Lideranças sindicais do setor de saneamento de 14 estados do Brasil se encontraram no Rio de Janeiro para debater as demandas desta categoria frente aos ataques de privatização do setor de saneamento proposto pelo Governo Temer, exposto  na MP 727/2016, que instituiu no Programa de Parceria de Investimentos (e se converteu, posteriormente na Lei 13.334/2016). Na MP convertida em Lei, Temer reedita o Programa Nacional de Desestatização (Lei 9.494/1997), o que aponta um horizonte de grandes retrocessos para o Brasil.

A privatização dos recursos naturais faz parte do projeto ultraliberal, que hoje se encontra muito bem representado pelo governo posto que prevê a privatização de várias empresas de saneamento via BNDS - CEDAE (RJ), COSANPA (PA), EMBASA (BA), CAERD (RO), CESAN (ES) . O desmonte não acaba por ai, o Aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água doce do mundo, já está na agenda de discussões para sua entrega às empresas transnacionais. Em breve, pode entrar nessa conta também o aquífero SAGA, localizado na região amazônica, e que segundo especialistas possui um volume hídrico duas vezes maior que o Guarani.

Não são boas as intenções de Temer, mas os trabalhadores unificados são mais fortes e desde já estabelece um Plano de Lutas que passa pelo realinhamento de todas as forças do Sistema de Saneamento a nível Nacional.  A Unidade nas lutas contra o poderio econômico nacional e internacional encontrará frente a todo setor combate de uma das categorias mais qualificadas pelas lutas. Já instituímos um Comando Nacional, que o Stiueg também compõe para encaminhar as lutas em defesa do setor de saneamento com a mobilização ativa e participativa de todos os trabalhadores do setor.

           E se é pra fazer luta, o STIUEG, uma entidade classista e representativa, se coloca presente! Juntos, é o nosso lema, vamos somar na unidade da classe trabalhadora, ampliar na luta e envolver outras categorias e centrais classistas, e ainda fazer acontecer o Dia Nacional em Defesa do Setor de Saneamento. 

 O Comando Nacional nasce com a grande tarefa de impedir as privatizações das empresas de saneamento no País e consequentemente a entrega destas aos interesses de empresas estrangeiras, dizemos NÃO ao Pré Sal da Água. É inadmissível imaginar a abertura de capital das empresas públicas, que tem tão somente um objetivo: à transferência dos lucros obtidos por essas empresas para acionistas, nacionais e estrangeiros, quando este devia ser investido na ampliação e melhoria do atendimento à população.

Em defesa  da vida e portanto da água, Vamos Juntos!

Carta do Encontro dos Trabalhadores do Saneamento - Rio de Janeiro - clique aqui

 

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X