Negociação da State Gride não avança e intersindical pontua as principais demandas dos Trabalhadores

Compartilhe

Na última sexta-feira (24/05) a Intersindical da State Gride, composta por representantes de trabalhadores e trabalhadoras dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará e Minas Gerais, tiveram reunidos de forma virtual com representantes da State Gride pela segunda rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025.

A Empresa como de praxe fez uma apresentação, e dessa vez trouxe cono novidade a nova estrutura de governança. A Empresa desde 2010 era comandada exclusivamente pela State Gride na China e agora recebeu novos acionistas que a partir desse ano implantou um Conselho Administrativo que fica acima do Comite de Decisão (SMC) e será o responsável pelas decisões estratégicas da Empresa.

O Comitê dos Sindicatos também pontuou que independente das mudanças ocorridas na Empresa, os representantes dos trabalhadores estarão sempre atentos e mobilizados pela defesa dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras.

A proposta da Empresa para o Sindicato foi bem abaixo das expectativas dos sindicalistas, praticamente a reposição da inflação, sem avançar na pauta de reivindicação. Diante disso os representantes dos trabalahdores deixaram bem claro para a Empresa alguns pontos que não abrem mão:

1 – Diárias de viagens – não é reajustado desde 2019. Segundo o DIEESE, a correção da inflação desse período seria 39,08%;

2 – Função Assessória ou Dupla Função – Além de ser uma reivindicação antiga, considerando que o trabalhador que dirige o carro da Empresa é responsável por qualquer avaria, nada mais justo do que ele receber um adicional por uma função a mais que ele exerce.

3 – Substituir o Bônus por PLR – a PLR além de ter a garantia de ser um acordo previsto em Lei e que é homologado na Delegacia Regional do Trabalho, o trabalhador tem a vantagem da isenção do IR até o valor de R$ 6.677,55.

4 – Hora In Itinere – o Sindicato pede a ampliação do beneficio e a Empresa propõe retirar o benefício do ACT;

5 – Ganho Real – A Intersindical pede ganho real nos salários e principalmente nos tíquetes que estão bem abaixo dos valores pagos pelas empresas de energia pesquisadas pelos Sindicatos;

Após a Intersindical fazer essas considerações, a Empresa propôs uma nova rodada de negociação para o próximo dia xx de Junho. O Sindicato deixou claro que, se a proposta não avançar convocará os trabalhadores para uma mobilização unificada.

Vamos juntos ficar atentos e acompanhando as negociações, afinal Juntos Sempre Seremos Mais Fortes!!

SINERGIA-MS
SINERGIA-CUT SP
SINDILUZ-SP
STIUEG – GO
STIUPA- PA
STEET-TO
SINTERGIA-RJ
SINDEFURNAS