Na última semana recebemos a noticia de mais um caso de suicido entre nossos colegas de trabalho. Até quando a direção da Saneago continuara com olhos fechados para o gravíssimo adoecimento mental de nossos profissionais. Nossa Saneago esta doente. Os resultados altamente satisfatórios, com lucros sobre lucros, com sorrisos largos da Direção e do Governo do Estado de Goiás tem um preço. Este preço é vida de cada um dos profissionais da Saneago.
A busca incessante pelo lucro, a cobrança demasiada, o rigor corporativo e a falta grandiosa de mão de obra têm levado nossos colegas ao “estresse absoluto”. Indistintamente todos em todas as funções laborais, estão nesta situação ou corre iminente risco. O desrespeito com os trabalhadores é tão grande, que após mais de 30 anos, a Saneago de forma unilateral alterou as escalas de trabalho dos operadores. O sucateamento é evidente com reflexos nos ombros dos trabalhadores. A teimosia em não fazer concurso publico submete uma sobrecarga de trabalho, excedente, entre nossos profissionais.
O sindicato preocupado, e de forma preventiva, fez constar em seu ACT, a obrigatoriedade da Empresa em instituir um programa de saúde mental. No entanto ainda não executado pela Saneago. O STIUEG vem fazendo sua parte notificamos o Ministério Publico de Trabalho e executamos um programa de palestras de prevenção em todo o Estado de Goiás
E preciso que o mínimo de coerência e amor ao próximo prevaleça por parte da Direção da Saneago. Ou paradoxalmente aos gráficos que atingem aos céus com desempenhos estupendos, continuaremos a enterrar nossos colegas nas valas do descaso, aberta pela ganância da Empresa.
Por concurso publico já! Pela implementação do programa de saúde mental! Pelo respeito às escalas de trabalho fruto de ACT!