O Caiado está apostando na subdelegação da SANEAGO

Compartilhe

A imprensa goiana transmitiu uma entrevista do secretário de infraestrutura Pedro Salles, na qual ele afirma que os planos do governo para uma parte do serviço de esgotamento sanitário de Goiás é a subdelegação dos serviços da SANEAGO. A subdelegação do saneamento é uma forma de privatização na qual a empresa responsável pela execução do serviço, no caso a SANEAGO, transfere para outra empresa operar.

A promessa é a mesma: investimentos da iniciativa privada. Entretanto a realidade não é essa. O que se percebe em locais onde a iniciativa privada assume os serviços é o aumento do preço das tarifas e a má prestação dos serviços.

Governos passados já apostaram nas subdelegações do saneamento nas cidades de Trindade, Aparecida de Goiânia, Rio Verde e Jatai. A proposta da subdelegação era de 10 anos e a universalização está longe de acontecer. Promessas fantasiosas que são lançadas para realizar uma privatização disfarçada. Ao contrário do que disse o secretário na entrevista, os serviços dessas cidades não melhoraram, as empresas que assumiram não cumpriram o contrato e não universalizaram o esgoto até hoje.

Nós do STIUEG já entramos com uma ação na justiça contra as subdelegações e a mesma está em tramitação. Não podemos aceitar mais essa subdelegação que pode piorar a qualidade dos serviços no Estado e atrasar a tão necessária universalização de água e esgoto em Goiás!