Assembleia permanente dos trabalhadores da Saneago termina depois de alcançar vitórias

Compartilhe

Os trabalhadores da Saneago demonstraram uma grande disposição de luta e mobilização nesses últimos dias. A assembleia permanente convocada pela direção do sindicato alcançou os objetivos e teve seu fim deliberado na manhã dessa sexta-feira, 13, apontando para a necessidade de os trabalhadores estarem juntos com o STIUEG para enfrentar os desafios do próximo ano.

O Plano de Carreira, Cargo e Remuneração dos trabalhadores da Saneago ainda não teve a sua implementação e o Acordo Coletivo de Trabalho que se encerra no dia 31 de maio de 2025 ainda tem vários pontos que não estão sendo cumpridos pela direção da empresa. Foram concedidos vários prazos pela direção do sindicato e diversos deles foram estourados. Em diversas reuniões se buscou uma solução negociada, entretanto sem efetividade. Ainda assim, em uma assembleia realizada no mês de novembro foi concedido mais 15 dias de prazo e deliberado que ao se passarem esses dias a categoria iniciaria uma assembleia permanente aguardando as respostas daquilo que já é um direito conquistado.

A assembleia permanente durou quatro dias e contou com uma adesão massiva das trabalhadoras e trabalhadores da capital e do interior. Em todos os distritos as companheiras e companheiros aguardaram no pátio o desenrolar das negociações, só foi mantido o mínimo essencial de trabalhadores para garantir que a população não fosse prejudicada.

No final do terceiro dia a diretoria da Saneago apresentou um documento que foi apreciado por toda a categoria através de uma assembleia hibrida com os companheiros de Goiânia concentrados na SUMEG e os companheiros do interior assistindo no Youtube.

Esse documento se soma ao enviado no dia 6 de dezembro e trouxe grandes avanços. Neles as pendências do Acordo Coletivo de Trabalho que estavam atrasadas a muito tempo são resolvidas.

O benefício de alimentação para o plantão está em vigor e será realizado um reforço na comunicação para que os atuais cartões sejam utilizados.

A ajuda de custo para os trabalhadores de ETAs e ETEs isoladas terá um aditivo ao ACT, sendo que os trabalhadores que já recebem 30 vale-transportes vão passar a receber 60 como ocorria até o início desse ACT.

O sindicato irá apresentar as ETAs e ETEs afastadas em estado prioritário, sendo que o documento da empresa apontava para um estudo, entretanto a assembleia colocou uma ressalva nesse item solicitando uma solução imediata após essa apresentação.

Na semana que vem haverá uma reunião da DICOM, DICOR com o STIUEG e uma comissão de trabalhadores do VAPT-VUPT para debater a sua pauta especifica.

A Saneago se comprometeu em apresentar até o dia 20 de janeiro de 2025 os estudos sobre a não implementação do Plano de Carreira Cargos e Remuneração e a assembleia entendeu que na aprovação do documento deve ser feita uma ressalva para que os resultados e plano de pagamento da multa seja apresentado dentro desse prazo.

Outra grande vitória do movimento foi o do direito a folga sem compensação para o feriado de Natal e Ano Novo, diferente do que foi praticado nos feriados de 2024. E o pagamento de horas extraordinárias e do plantão operacional para quem fazer jus.

Além de aprovar os documentos com essas ressalvas, a assembleia aprovou também a convocação de uma nova assembleia que deverá acontecer no dia 21/01/2025 para apreciar o estudo sobre a não implementação do Plano de Carreira e o plano de pagamento da multa.

Esse movimento vitorioso demonstrou a força da categoria e  também que somente com a mobilização da categoria vamos enfrentar os desafios do próximo ano, a luta pelo Acordo Coletivo e também contra o projeto do Governador Ronaldo Caiado de Parcerias Público Privadas no Esgoto que pode privatizar a Saneago. Permaneçam atentos e mobilizados ao chamado do sindicato para os próximos capítulos de nossa luta! JUNTOS

Segue a íntegra dos documentos enviados pela empresa.

Clique Aqui – Oficio n 11119-2024 – DICOR

Clique Aqui – Oficio n 10857-2024 – DICOR